Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CENAS DE FAMÍLIA!

            CENAS FAMILIARES NA PRAIA!

Uma  das boas lembranças que tenho se refere aos dias que passei na praia com mamãe, filha e netos: um casal.
Mamãe era muito exigente quanto à disciplina e minha filha e eu fazíamos o possível para cuidar dos netos pequenos, para que a convivência se tornasse possível. Ficávamos no apartamento de minha mãe e fazíamos as lidas todas e tratávamos de ficar com as crianças: um turno no mar e outro nas pracinhas. Sem deixar os netos dormirem de tarde, conseguíamos que se acomodassem mais cedo à noite.
Não se podia encostar nas paredes, fazer barulho, deitar muito tarde, conversar nos quartos .Mamãe só dormia com silêncio total na casa.
Mas eu levava minha mãe para jantar fora e ela adorava completar essas saídas com algumas compras que fazia nos camelôs. Mas perguntava muitos detalhes e dissertava sobre sua mocidade e vivências, de modo a deixar as vendedoras ansiosas e inquietas.
Ao perceber que estava se tornando indesejável, eu tratava de pedir que mamãe completasse logo sua compra, para deixar as simpáticas  vendedoras atenderem as outras pessoas. 
Uma vez ficou braba no restaurante porque achou que não estávamos nos portando bem e eu, distraidamente, deixei o ovo frito do meu prato escorregar e cair no meu colo. Mamãe ficou furiosa e me advertiu ao mesmo tempo que tirava o ovo do meu colo, antes que o visse cair no chão. Seria o máximo da gafe e o garçom iria nos tomar por pessoas ligeiramente abrutalhadas .
Mas minha filha e netos riam muito.E isso dificultou a volta à calma de minha mãe.
E em outra ocasião brigou com meu marido por motivo fútil e ele e ela tiveram uma discussão:
- Mas eu faço o rancho e ajudo nas despesas todas.
- Mas o apartamento é meu
- Mas minha filha e netos têm o direito de estar aqui.
- Então, deixe sua família e volte, nem sei porque veio!
E eu fui ficando apavorada e perguntei a minha mãe:
- Quer me ajudar a decidir se fico aqui com o meu marido ou se volto com todos para a cidade?
Mamãe caiu em si e falou:
- Fiquem todos.
E assim dizendo retirou-se ao quarto onde permaneceu até a hora de se deitar. Nesse dia não a vimos mais no convívio familiar.
Combinei com meu marido que passaria uns dias com a filha e netos e voltaria para a casa de Porto Alegre.
Mas, mesmo com algumas situações desagradáveis mas que todas as famílias, eventualmente enfrentam, gostávamos de estar na praia com mamãe. Essa costumava me dizer:
- Filha, quando vocês vão embora, passadas algumas horas em que fico comigo mesma. já sinto falta da alegria das crianças.
Eu sorria para ela e perguntava: 
- No outro ano podemos vir com a senhora para o apartamento da praia?
- Claro, minha filha Não repare que eu e meu genro temos um gênio forte e por essa razão fico me sentindo agredida com suas investidas fora dos padrões.
Mas o melhor de tudo é que mamãe presenteava seus netos, gostava de interagir com eles. Apenas era rigorosa e fazia questão de ser atendida nas suas solicitações.
Mas eu sabia pisar em ovos e ficava atenta ao movimento da filha e netinhos.
Passamos alguns anos veraneando juntas e a beleza da paisagem, as tardes calmas, os passeios com as crianças, os passeios de barco e de bondinho, eram algumas das atividades que nos encantavam.
E o gênio do marido e de mamãe não conseguiram tirar aquela energia que o convívio em família só faz multiplicar.
E nunca mais deixei de veranear com os familiares que foram aumentando e se misturando, sem criar maiores atritos.
Somos, como família, um grupo abençoado e que prometeu se proteger, se apoiar e não desmerecer o amor que há entre seus membros.
E a praia de Torres faz parte dos melhores dias da vida de meus filhos e netos, que se criaram sadios e interagindo entre si para reafirmar a força da união.

KATIA CHIAPPINI

3 comentários:

  1. Bons tempos estes, hoje em dia, ja são raras as familias em que os menbros se respeitam, não existe mais a tolerância e educação com os mais velhos e uma filha amorosa como fostes !

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA,OBRIGADA Tentei ensinar esse respeito aos meus filhos e netos: é o mínimo que poderia fazer em consideração aos meus pais.

    ResponderExcluir