Aquarela de poesias

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Poesias para você

sábado, 25 de outubro de 2014

ARTHUR MOREIRA LIMA

                  ARTHUR MOREIRA LIMA

Arthur Moreira Lima nasceu na cidade de Rio de Janeiro em 16 de julho de 1940. Começou seus estudos de piano aos 6 anos de idade e aos 8 anos já se apresentava executando peças eruditas. Aos 9 anos ganhou o primeiro prêmio de solista com um concerto de Mozart. 
Durante sua brilhante carreira apresentou-se em Moscou, Berlim, Viena, Praga, Londres, sempre com a regência de grandes maestros.
Entre outros podemos lembrar Kurt Sanderling, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Kirill Kondraschin.
Entre inúmeros prêmios recebeu os Prêmios Sharp em 1989 e 1990, quando foi agraciado pelo seu trabalho discográfico feito no Brasil.
Entre suas antologias musicais, esse instrumentista já interpretou Chopin. Tchaikovsky, Rachimaninov.
Arthur Moreira Lima participou das adaptações e transcrições da obra de Piazzolla, músico argentino, de quem foi amigo.
Laércio de Freitas trabalhou nas primeiras transcrições e Arthur Moreira Lima gravou as obras de Piazzola, que usou o  bandoneon como instrumento de expressão. Então, foi preciso transpor a obra do compositor argentino do bandoneon para o piano
Arthur Moreira Lima resgatou a obra de Ernesto Nazareth, Villa Lobos e Radamés Gnattali para torná-las conhecidas pelo grande público. Sua dicografia é considerável.
Arthur Moreira Lima é uma das figuras mais representativas dentro do cenário musical e do mundo das teclas clássicas e populares.
Ele salienta a figura de alguns mestres que o orientaram nessa difícil trajetória:Lúcia Branco ( carioca ), Marguerite Long ( Paris )
e Rudolf Kehrer ( Moscou)
Conta  o famoso pianista que costumava treinar num teclado mudo, de 5 oitavas. Como viajava muito, aproveitava o seu tempo, quando no avião, para dedilhar o teclado mudo. Certa ocasião, no aeroporto dos Estados Unidos, descobriram o instrumento e como não acharam fios e nem bateria, ficaram intrigado com a ausência da parte elétrica .E vasculharam o aparelho procurando mercadoria ilícita e arrebentaram o teclado mudo. De volta ao Brasil tratou de mandar reconstruir o teclado.
Arthur Moreira Lima fez a primeira gravação mundial da obra de Brasílio Itiberê, inicialmente a pedido da prefeitura de Curitiba / Paraná. Depois a divulgou para o mundo.
Esse pianista coloca o seu piano  de cauda em cima de um caminhão e vai levar a música clássica para a periferia e para os locais mais longínquos desse Brasil. E se apresenta gratuitamente.
Entre 2004 a 2011 levou a música para mais de 1 milhão de pessoas e percorreu 180.000 km pelos Estados de MG, BA, PE, SE, AL, GO, SP, SC,RS,MT,AC,RO,RJ e DF.
Esse projeto tem o nome de ''Um piano na Estrada'' e visa a inclusão social e musical.
Arthur Moreira Lima tocou com Nelson Gonçalves, Ney Matogrosso, Raphael Ribeiro, Paulo Moura e com o grupo''Época de Ouro'', entre outros artistas de renome .Notabilizou-se pela interpretação do ''Choro''.
Ainda hoje continua a se apresentar no caminhão teatro.
Arthur Moreira Lima percebeu que o piano acústico vem perdendo força e a dignidade de tempos idos, onde as famílias faziam questão de exibi-lo na sala principal. E onde as moças da casa faziam seus estudos e se apresentavam em saraus familiares. O piano era um patrimônio e passava por várias gerações. Atualmente virou apoio de porta-retratos.
Mas Arthur Moreira Lima continua a trabalhar em partituras e se dedica ao toque do instrumento como sempre o fez. É um divulgador da música e de vários estilos musicais.
Ele tem um temperamento inquieto e seus cabelos desgrenhados não parecem combinar com os de um pianista erudito ou com trajes sociais. Entretanto, estamos diante de uma personalidade ímpar em nossa cultura.
Arthur Moreira Lima realizou seus concertos em todos os continentes lotando as principais salas de teatro do mundo inteiro.
É, sem dúvida, um dos maiores-senão o maior- símbolo do piano erudito.
Segue divulgando os compositores eruditos e nacionais.
Seu piano preferido é da marca Steinway, modelo D, importado.
E considera a marca Fritz Dobbert uma boa aquisição nacional.
Arthur Moreira Lima reconhece que não teria conseguido vencer a técnica pianística se essa não fosse fruto de um especial empenho e determinação constantes.
Considero esse pianista memorável: um baluarte de nossa música. E vou, especialmente, chamá-lo de ''O pianista da brasilidade''.

                                                  OBS;
Como também me dedico ao estudo de piano vou me atrever a fazer algumas considerações para que se possa obter melhores resultados na técnica e interpretação pianísticas.

                                  PASSOS SUGERIDOS:

 1- A chave mestra é a dedicação ao estudo do instrumento, intensificando-se  os esforços no sentido de cumprir um horário breve e depois mais alongado.
2-Procurar a melhor formação no país de origem e ,se possível, complementar os estudos no exterior.
3-Nunca procurar imitar a interpretação de outros pianistas e, sim, buscar o seu próprio caminho.
4-Investir o tempo em cursos de percepção, teoria, solfejo e interpretação pianística. E em cursos de extensão de nível universitário.
5-Ouvir os grandes clássicos, conhecer diferentes estilos, ritmos, compositores de todas as épocas da história da música.
6-Você já pensou como o Rock se aproximou da música clássica, principalmente na década de 1970? Nessa época de bandas tais como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Gênesis?
Isso se explica porque a música clássica sempre esteve nos bastidores do que quer que aconteça no mundo musical.
Toda a organização usada na música ocidental vem da música clássica. Por essa razão intensifique suas consultas e perceba que os acordes e estrutura da música erudita influenciam, mesmo, a música popular.
É como pedir que perceba que a precisão de um bailarino será maior se sua base for o estudo da dança clássica.
7-Conservar o piano bem afinado e cuidar de sua conservação.
8-Amar a música incondicionalmente .Ela tem o poder de transformar seus momentos tristes em horas de sonho e devaneios.
Sentir as teclas pretas e brancas como se o som delas percorresse suas veias, mais do que sua audição.
9-Não seja aquele aluno preguiçoso que tenta convencer os outros de que é bom pianista, enganando-os com suas firulas.
10-Pensar que o talento musical é um dom que você traz. Mas ele precisa ser lapidado, ano após ano, com estudo criterioso, disciplinado, gradativo e sem fim. Quanto maior for a dedicação melhores serão os resultados.
Dedique-se com afinco e quase genialidade. E, seja um concertista ou um leigo, não importa: seja você mesmo.

                                      KATIA CHIAPPINI

                                           Bibliografia:
Obras sobre os mestres da interpretação pianística.
Entrevista feita pela direção da revista TECLADO (  que se adquire nas bancas de revista) 





DEDICO ESSE TEXTO AOS MEUS ALUNOS DE PIANO, COM CARINHO. E DESEJO QUE CONTINUEM A DEDILHAR AS TECLAS SONORAS QUE ECOAM NA ALMA........katia 


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