Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PARA O PROFESSOR

                             PROFESSOR!

                                        Professor és poesia
                                        Recordo tua anatomia
                                        Fui criança em tua sintonia
                                        És fonte de pura energia

                                        Tens aquela sutil magia
                                        Ao comunicar com alegria
                                        Ensinas tanto a Geografia
                                        Como esclareces a Filosofia

                                        Com igual sabedoria
                                        Sabes driblar a agonia
                                        De uma geladeira vazia
                                        Da casa escura e fria

                                         Sou aquela guria
                                        Que despenteada corria
                                        Quando tu percebias
                                        E me pentear querias

                                         Se pudesse eu iria
                                        Te salvar da hipocrisia
                                        De promessas e alegorias
                                        Dos governos em desarmonia

                                       Ainda lembro da melodia
                                       Que me ensinaste-eu pedia-
                                       Cantei-a nas cercanias
                                       Inventei a coreografia

                                       És de maior valia
                                       Quero a tua simpatia
                                       Aos teus braços eu sorria
                                       Teu carinho me comovia

                                        Guardo o caderno que vias
                                        Com aulas de Sociologia
                                        Mas amei tua psicologia
                                        E especial diplomacia

                                        És meu exemplo: sabias?
                                        Na cidade ou periferia
                                        Sei que no barco subias
                                        E para a escola te dirigias

                                       Quero tua fisionomia
                                       Suave em plena ventania
                                       Imploro à Virgem Maria
                                       Que te proteja nesse dia

                                          KATIA CHIAPPINI


OBS:
 Em certa ocasião estava com 45 alunos para ministrar uma aula de estágio, valendo minha admissão ao magistério e antes disso, minha conclusão de curso.
Prometi aos alunos uma caixa de bombons se ficassem em silêncio, enquanto eu recebia a orientadora do magistério que iria assistir minha aula de final de curso, para posterior avaliação.
O silêncio foi total e tirei a nota máxima.
Que me perdoe a professora Liba Knijnik, do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre / Rio Grande do Sul, pelos idos de 1960.
Mas, independente disso. preparei a melhor aula possível e meus alunos acertaram os exercícios previstos para a avaliação do conteúdo ministrado naquele horário.

Katia Chiappini

Um comentário: