Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CLASSE ACÉFALA

                        CLASSE ACÉFALA

Ao ler meu nome no diário Oficial da União, verifiquei que tinha sido aprovada no concurso para o magistério Estadual. E tratei de pesquisar a situação das escolas de minha área de atuação. Eu estava sendo chamada para assumir meu posto. após apresentar o laudo dos exames médicos solicitados, para a nomeação, como de praxe.
Liguei para a primeira escola:
- Por favor, há classes acéfalas nessa escola?
- Ah!,bem, o computador travou e não tenho essa informação no momento.
- Sim, agradeço pela atenção e tenha um bom dia.
Liguei para a segunda escola:
- Por obséquio, há classes acéfalas nessa escola?
- Bem, senhora, vou chamar a vice- diretora do turno.
Esperei na linha e ouvi:
- Sou a vice-diretora mas diante de sua pergunta vou chamar a diretora
Esperei mais um pouco pelo contato que falou:
- Sinto muito, a diretora está ausente.
Liguei para a terceira escola de minha lista de preferência:
- Por favor, poderia me dizer se ainda existem classes acéfalas na escola? 
- Bem, depende senhora.
Então verifique, por favor, que aguardo na linha.
- Senhora, sou a secretária da escola.
- Então, aproveite e consulte na lista e terá essa informação, com certeza.
- Bem, o que tenho aqui, no momento, é uma lista de classes sem professores.
- Então, senhora secretária, estou trocando 6 por meia dúzia e isso é de meu interesse.
E assim, sem mais explicações, desliguei o telefone e fui visitar a escola, para me apresentar, com um documento que me foi dado pela Secretaria de Educação de minha cidade. 
Aceitei lecionar uma turma de primeira série do ensino fundamental que eu deveria alfabetizar. Não me importei com o fato de saber que essa classe obteve um resultado inferior ao termo médio no teste que mede o coeficiente intelectual.
Sem exigências de espécie alguma fui à luta.
Finalmente, para minha tranquilidade, essa classe não mais estaria acéfala e nem eu.

KATIA CHIAPPINI 


Um comentário: