Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 20 de maio de 2015

PAPAI E SEUS LIVROS: MINICONTO

                  PAPAI, OS LIVROS E EU


Meu pai tinha o apelido de poeta, em sua cidade natal, porque desde cedo começou a fazer rimas. Para ele era um sentimento natural, um modo de se comunicar com ele mesmo e com seus semelhantes.
Comprava livros de autores universais e seu acervo era de peso. Os grandes poetas orientais ocupavam parte de suas prateleiras.
Eu tinha apenas 2 anos de idade quando resolvi colocar no chão alguns livros de meu pai. Mas alguns despencaram e empurraram outros e houve uma avalanche de livros, quase em cima de mim.
Papai chegou nesse instante e deu-me umas palmadas bem dadas. Assustada, comecei a chorar e fui procurar minha mãe pela casa.
Mamãe, com toda calma falou para meu pai:
- Você já percebeu que essa criança gosta de folhear todas as revistas e seus próprios livros infantis, várias vezes ao dia? 
 - Sim, mas olhe o que fez com meus livros encadernados?
-Sim, mas e se você estiver desviando esse interesse que ela tem pelos livros?
Papai não falou mais nada. Mas passou a ler uma história para mim todas as noites, antes da hora de dormir. Ele lia e pedia que eu dissesse o que eu tinha entendido. Ele completava meu pensamento e se alegrava com o fato de ver que eu prestava atenção na sua leitura.
Meu pai me deu umas palmadas. Mas descobri que ele é que foi sacudido, com a intervenção de minha mãe, como se apanhasse também.
E depois, quando eu já tinha 6 anos de idade, me ensinou a colocar os livros em ordem alfabética e deixou que mexesse na prateleira .
Mas isso  porque, na outra manhã do dia desse acontecimento que lhes relatei ele falou:
- Minha filha,ficou bem entendido que só papai mexe na prateleira?
Eu retruquei:
- Mas depois que eu crescer vou mexer sem apanhar, tá?

                                     KATIA CHIAPPINI



                                  -E-MAIL:KATIA_FACHINELLO42@HOTMAIL.COM

Um comentário: