Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 9 de maio de 2021

REFLEXÃO: PONTO DE VISTA

REFLEXÃO: PONTO DE VISTA


 PONTOS DE VISTA:REFLEXÃO

Ao acordar e ver que a chuva cai agradeço a Deus por regar as lavouras, pomares e hortas.
Mas outras pessoas acordam se exclamando e passam o dia de péssimo humor ao ver os pingos manchando a janela.
Ao ver meu irmão receber um aumento me congratulo com ele. Mas seu colega de serviço, que não fez nada para merecer essa ´promoção, olha para meu irmão com inveja dele e pensa:
- Que favor será que ele fez ao chefe dele?
Quando mamãe resolveu ajudar meu irmão a comprar um carro, fiquei feliz porque somos muito amigos e eu o convidei para beber uma cerveja. E fomos fazer um lanche e assistir a um filme para comemorar esse fato.
Mas seu vizinho, ao ver o carro novo, disse:
- Ai, que cor feia a desse carro, não podia escolher melhor?
Se meu filho pequeno sai pela porta da rua e se perde, e já aconteceu uma vez, no interior, onde deixam a porta da casa aberta, corro e convoco a vizinhança para me ajudar.
Mas uma amiga minha, ao me ver entrar com meu filho, disse:
- Não vais dar uma surra nele para que aprenda a não fazer mais isso?
Só que meu filho tinha apenas 2 anos de idade, na ocasião, e ao encontrá-lo, fiquei feliz. Ele estava conversando com o guarda da rua, que tentava saber onde morava, qual era o nome da mamãe, do papai...
Quando eu tirava uma nota mais baixa na Escola, minha mãe elogiava o meu boletim e depois se referia ao cuidado que eu deveria ter com aquela disciplina, onde a nota estava quase insuficiente.
Mas, muitas mães olham o boletim e procuram direto e imediatamente aquela nota baixa para reclamar do filho. Certamente não sabem que o estímulo é necessário para oportunizar o crescimento.
Se você chamar seu filho de burro, porque tirou uma nota baixa, se ele for sensível, vai pensar que não tem as mínimas condições de vencer. Se repetir esse gesto e gritar com ele, pode ser até que ele não queira mais estudar, pois, terá se convencido de sua incapacidade para tal.
Hoje em dia, como impera uma atitude egocêntrica, salienta-se um aspecto negativo, com lupa, ao invés de valorizar todas as outras ações positivas e produtivas de uma pessoa.
E se isso ocorre no ambiente de trabalho, é possível que anule a auto-estima do empregado.
Se, ao contrário, o patrão se preocupar em manter um ambiente saudável, promovendo atividades úteis e prazerosas, só terá a lucrar A produtividade aumenta quando há incentivo para o trabalhador e reconhecimento pelo seu esforço.
Certa ocasião minha tia fez uma delicada cirurgia e falei em casa:
- Preciso visitar minha tia no hospital.
Uma amiga que estava em minha casa logo se manifestou:
- Nem deves ir porque vão pedir para que faças um plantão por lá.
Mas me arrumei e fui ver minha tia no dia seguinte.
Ao chegar lá ela me abraçou, emocionada, e disse:
- Eu estava te esperando para conversar um pouco. Que bom que vieste!
E eu sabia que algumas amigas dela já tinham ido vê-la.
Então, se não nos custa demonstrar carinho e solidariedade, por que vamos deixar de fazer um gesto que, um dia, vamos apreciar se fizerem por nós?
Todos temos nossos problemas .Mas não podemos olhar só para nós e sim, na direção de nosso semelhante.
A semeadura, se feita em terreno fértil, dará bons frutos. E sempre podemos afastar as pedras do caminho, antes de plantar boas ações.
As vezes, uma palavra amiga ,sincera, seguida de um abraço, opera milagres e pode mudar uma vida. Podemos ser a inspiração para uma pessoa, um exemplo para outra, apenas por demonstrar bons sentimentos.
Quando eu estudava para vestibular, minha mãe preparava o café da tarde e levava em meu quarto, numa bandeja.
Eu dizia:
- Mãe, deixe tudo por aí, estou estudando.
Um dia notei que minha mãe tinha ficado chateada e esperei-a no dia seguinte com essas palavras:
-Que bom, mamãe. Eu estava esperando esse café tão gostoso!
Notei, imediatamente, o sorriso de mamãe e a admiração em seus olhos. Agradeci seus cuidados para comigo e, desse dia em diante, nunca mais deixei de beber o café, na hora que o recebia.
Saber administrar o dia, a semana, o mês, o ano, as dificuldades, as tristezas, é uma arte. Saber ouvir as pessoas e estender as mãos em sua direção, é deixar o coração falar a linguagem dos sentimentos.
O que temos que aprender é que o modo como lidamos com os problemas faz a diferença.
Problemas existem para todos, mas, nem por isso, vamos nos transformar em seres amargos e que se aproximam dos outros só para reclamar da vida. Assim, afastamos as pessoas de nós e perdemos as amizades que levamos tempo para agregar ao nosso redor.
Criar laços deve ser o nosso lema.
O ponto de vista, o modo de vivenciar o que nos perturba, deve se revestir de paciência, fé, esperança em tempos melhores.
Se um dia se encontrar desolado e pensar que ninguém se lembra de você, se quiser amor, dê primeiro uma fração de seu dia aos necessitados. Visite um lar de idosos e conte sua história, ouça a história deles, cante uma canção. Quando for novamente, verá que linda recepção você terá.
Nesse momento perceberá que se distribuir amor, o receberá de volta e sem que implore. Será uma troca justa . E o que fizer pelo próximo, fará antes para você mesma.
Avalie seus pontos de vista e veja a vida com um novo olhar.
Você vai perceber que é possível, desde que amplie seus horizontes. Permita-se encontrar uma sublimação para sua vida, em tempos de crise.
E seja feliz do seu ponto de vista, agindo de acordo com sua consciência.
Vai encontrar dentro de você aquela parcela que havia perdido e que a fez ficar tão triste!

KATIA CHIAPPINI
Nenhuma descrição de foto disponível.
Adélia Einsfeldt, Carmem Marisa e outras 10 pessoas
2 comentários
8 compartilhamentos
Compartilhar

Um comentário: