Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 25 de maio de 2021

TEXTO REFLEXIVO

TEXTO REFLEXIVO


ENXERGAR É ALÉM DE VER...
Ao sair para minhas voltas de rua encontrei um mendigo que me pediu moedas. Como estivesse com uma mochila bem carregada falei:
- Sinto muito, mas fica difícil porque esse volume nas minhas costas restringe meus movimentos.
- Entendi, mas obrigada por sua atenção e educação e por esse sorriso lindo!
No dia seguinte fui fazer as voltas de rancho com o filho e esquecemos de um volume. Voltamos, e meu filho estacionou e só eu desci para completar as compras.
Quando voltei encontrei uma moradora de rua falando bem alto, descontrolada, falando palavrões e blasfemando.
Como ela se colocou em frente à porta do carro, do lado que eu precisava entrar, fiquei sem ação.
Arrisquei, olhando bem nos olhos dela e bati, de leve, em seu ombro:
- Com licença: poderia se afastar um pouco para que eu possa abrir a porta e entrar no carro?
Imediatamente ela parou de falar, se acalmou, deu uns passos para frente, me olhou e falou:
- Pois não, agora pode entrar.
Em outra ocasião eu encontrava um conhecido no ônibus e quando ele me olhava eu dizia:
- Bom dia!
Mas ele desviava o olhar e nem respondia. Só que sempre estava longe de mim, no lado oposto.
Um dia, vi que ia chegando na parada do ônibus, toquei em seu ombro, olhei bem nos olhos dele e falei, mais uma vez:
- Bom dia!
Ele sorriu e me respondeu:
- Bom dia pra você também
Desse dia em diante, sempre que nos encontrávamos, em direção à parada do ônibus, e antes que eu percebesse sua presença, ele já se antecipava, sorria e me cumprimentava naturalmente.
Em certa ocasião, fui fazer algumas compras para a semana e desci uma lomba íngreme em direção ao supermercado.
Quando já havia subido quase toda a rua, de volta, deparei-me com um rapaz mal vestido e caminhando de pés descalços.
Eu levava no pescoço uma medalha de Nossa Senhora e ´percebi que o rapaz ficou olhando para ela, após parar bem na minha frente
Antes que tentasse levar meus pacotes, tirei, rapidamente, uma bebida e um pão para dar ao rapaz.
Ele recebeu, algo surpreso, e me ouviu falar:
- Que Nossa Senhora lance os olhos para o seu coração e o proteja das tentações.
O rapaz desceu aquela lomba em disparada e não me assaltou.
Ao olhar em sua direção, percebi que batia com a cabeça na parede por diversas vezes.
Interpretei esse gesto como o resultado de um conflito interior, um arrependimento, talvez, por não ter levado meus pacotes.
Mas eu levei comigo a expressão dele e seu olhar transformado, naquele momento em que se deparou com a imagem de Nossa Senhora.
Nesses breves relatos de minha trajetória, os quais servem de inspiração para os meus contos, aprendi e vivenciei a importância de um olhar direto, olho a olho, de um sorriso, de um gesto cordial.
Qualquer cidadão, mesmo o maltrapilho, e principalmente esse, quando não o tornamos invisível, é capaz de mudar o seu proceder e demonstrar um gesto de gratidão.
Uma palavra, um sorriso, um toque no ombro, valem mais do que o gesto de atirar algumas moedas ao desvalido, sem notar que ali bate um coração tão vivo e carente de afeto como o nosso próprio.
Só o amor ao semelhante justifica a nossa caminhada nessa existência. porque fazer o bem é seguir a palavra de Cristo.
Do contrário, morreremos nós, ainda em vida, ou ficaremos sós.
KATIA CHIAPPINI
.
Curtir
Comentar
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Adélia Einsfeldt, Neiva Chiappini de Ubal e outras 4 pessoas
1 comentário
Compartilhar

 

Um comentário: