Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Muitas felicidades no dia dos pais !



                   SAUDADES DE MEU PAI

 Meu pai está no porta-retrato
No móvel junto à janela 
E um raio de sol, de fato, 
Encontrou a foto e se reflete nela

Há muito já me deixou
Ficou na saudade que bate
Tesouro que a vida revelou
Diamante de maior quilate

Amoroso quanto companheiro
Trabalhou desde menino
Dedicou-se à família por inteiro
Fez eco com o toque do sino

Amou a vida e o trabalho
Era conselheiro e bom ouvinte
Subiu por merecimento, sem atalho
Com simplicidade e requinte

Seu amor foi sincero e não miragem
Esperou ver os netos mas que nada
Esses só o conheceram por imagem
Fez em outro plano sua morada

Certa ocasião me chamou no trabalho
Tenha paciência com sua mãe -dizia -
Julgava nosso atrito um ato falho 
Eu que discutia e ele que não dormia

Outra vez -até parece anedota -
O cigarro contaminou o ar
Mamãe abriu da casa a porta
E papai foi para a calçada fumar

Papai trabalhou como advogado
Começou a atender em sua sala
Dos amigos não cobrou o combinado
Dos desafortunados -nem se fala - 

Mas tornou-se funcionário aos 20 anos
Passou no concurso para o Banco do Brasil
Como advogado só teve perdas e danos
Guardou o diploma e nunca mais o viu

Volto a olhar o porta retrato
Vejo o perfil de meu pai emoldurado
Ele próprio não está alí de fato
Mas está em meu peito arraigado

A vida nos ensina e diz :
O verdadeiro amor não se apaga
Quando fico triste, infeliz
Invoco meu pai - esperança vaga -

Onde estiver irá olhar por mim
Protegerá todos os seus descendentes
Amo meu pai com um amor sem fim
Agradeço o apoio quando adolescente

Antônio milagroso, socorro !
Grito quando percebo meu pranto
A santo Antônio nem recorro
Meu pai tem a vibração de um santo

                                   KATIA CHIAPPINI


Um comentário: