NOVELA :
-DISTRAÇÃO OU PREOCUPAÇÃO ?
Que mensalão que nada !está na hora da novela.
O país submerge, a novela não. Interessante perceber os editoriais de jornalistas e da intelectual safra de agentes ou ativistas culturais quando se referem às novelas.
Em relação à Avenida Brasil, pode-se aceitar diversas e antagônicas opiniões. Podemos estar do lado daqueles que defendem o perfil do ator em relação ao bom desempenho, ou ficar estarrecidos com as cenas violentas, de um incoerente proceder, exibidas em horário inadequado. Sempre haverá o pensamento de que tudo é possível porque a justificativa está em dizer que a vida é assim mesmo.
Mas o que surpreende é a aceitação pacífica de tudo que se vê, em detrimento de uma formação moral concernente aos hábitos e bons costumes. As cenas impactantes são empurradas aos lares desprevenidos. E os adolescentes assistem as falas e as imagens tanto descabidas como de uma vulgaridade consentida. Esquecem de esperar o pai ,mãe e manos para um jantar tranquilo, onde se pudesse contar o que aconteceu durante o dia. Ou mesmo, poder confidenciar algum assunto que esteja sendo alvo de preocupações.
E se torna cada vez mais difícil lutar contra a maré e querer orientar os filhos, sem ser chamado de velho, de careta e de outros termos nada amistosos.
Em consequência, o conteúdo aviltante migra para todos os lares e se impõe pela insistência prolongada, como gotas de veneno que se bebe aos poucos, sem que se possa prever a extensão do prejuízo.
E esse rebanho de ovelhas agora já vibra em 3D.
Não vejo os orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e terapeutas se manifestarem sobre a matéria aqui em pauta.
Nem vejo os professores orientarem suas turmas, como seria o esperado.
Seria hipocrisia se eu dissesse que não assisto a novela. Mas tenho o hábito de espichar as pernas no sofá, sempre nessa hora, quando faço uma parada nas tarefas do dia a dia. Então, seja qual for a novela, costumo assistir. Mas o adulto tem discernimento e uma maturidade que lhe permite filtrar as cenas e não incorporá-las como verdade, em seus atos.
Se a família retira um filme da locadora, assiste e depois devolve, trata-se de um momento. E sob orientação é possível ver um filme adulto enquanto algumas dúvidas podem ser discutidas.
Mas a novela que se repete em capítulos, todos os dias, onde nem sempre os pais estão presentes no local, vai minando os valores, dando como certo o que está errado ,se infiltrando nas mentes e desvirtuando a verdade.
Mesmo porque certos temas do enredo falam de traição sem trégua, poligamia, violência consentida, desrespeito aos pais, perseguição, homofobia, indução à vingança, prática do sexo pela ambição, tortura, racismo, assassinato, bajulação e da anarquia descomunal e sem controle. Como não formar lacunas na personalidade se a informação é desse teor ?
A bola de neve cresce e não tem mais freio e nem se tem noção de onde vai parar.
Meu Deus ! quem vai educar nossos filhos ?
Quantas Ninas e Carmem Lúcias ainda terão vez, nesse país tão sofrido ?
Creio que não falta muito para nos munirmos de pedras nos bolsos para jogar nos nossos irmãos com infundadas justificativas.
E pensem nessa cena :
Uma criança pequena sapateava de braba porque sua mãe deixou o super-mercado sem comprar uma boneca que havia lhe pedido.A mãe segurou o braço da menina, com firmeza, enquanto tentava explicar a razão de sua negativa A criança puxou o braço e antes que sua mãe percebesse, estava sendo soqueada e ouvindo palavras vulgares da própria filha. Em certo momento, ainda não satisfeita, gritou com toda a força, esbugalhando os olhos e cerrando os dentes :
-Mãe, eu vou te matar !( frase que Carminha fala para Nina )
Afastei-me da cena mas não do impacto que essa me causou.
Chegando em casa, liguei o aparelho de T V e lá estava um entrevistador, sem noção, fazendo uma pergunta a uma criança,de tal modo, que a deixou sem jeito.
Onde estão os órgãos de proteção à infância ?
Abaixo o entrevistador !
Salvem nossas crianças tão exploradas, inclusive nos canais de televisão.
E salvem-se da culpa porque é preciso que saibam :
-Se não vier o despertar da consciência o acerto de contas pode ser avassalador !
KATIA CHIAPPINI
Novelas! uma calamidade sem freio.
ResponderExcluirO MUNDO É O DAS NOVELAS E NÃO O DA PREOCUPAÇÃO COM AS FAVELAS.
ResponderExcluirnovelas! o que dizer ?
ResponderExcluir