Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 8 de outubro de 2023

LENDO POEMAS

                          LENDO POEMAS


Conheço uma senhora que já completou 88 anos. É uma das minhas amigas mais maduras, entre outras com as quais me relaciono. 

Ela me espera em sua casa, com estilo. Dispõe de guloseimas que coloca sobre a mesa da sala de jantar, bem como uma guarnição de chá para me oferecer.

Ao chegar me dirijo a ela com um abraço e um beijo.

Temos, ela e eu, um rito a observar.

Ela se acomoda na cadeira preguiçosa para ouvir uns poemas que escrevo e compartilha nessas visitas.

Entre um e outro poema, ela faz questão de comentar, fazer perguntas , até se certificar que entendeu a mensagem deixada em cada estrofe dos referidos versos.

Na pausa, lá pelo meio da tarde, paramos para beber um licor e saborear uma porção de castanhas de caju que ela não deixa faltar.

Logo, seguimos, completando a segunda parte da sessão de leitura e comentários sobre os temas abordados nos poemas.

Ao mesmo tempo que leio, observo a expressão facial de minha amiga, a ruga na testa, um sorriso velado, um olhar de surpresa, movimentos esses, que servem para exteriorizar todos os sentimentos que exalam dessa leitura

Minha amiga aprecia a leitura de poemas românticos, talvez porque se distraiu, deixou a vida passar e nunca teve um namorado. Ela disse que desde cedo começou a trabalhar para ajudar no sustento da casa .

Os poemas traziam à tona seus sonhos de adolescência, tais como, abraços e beijos que nunca recebeu, bem como perfumes, flores e bombons. com os quais gostaria de ter  sido presenteada.

Nesses instantes sua alma se ilumina, a imaginação trabalha, a face fica rubra, por um breve lapso de tempo.

Ao término desses encontros, ela se despede e me faz prometer que não irei me ausentar por muito tempo.

Além dessa querida amiga, tenho outras 5 senhoras idosas que visito.

Uma delas tem um piano na sala e me pede para tocar algumas valsas, boleros e tangos que aprecia. 

E cantamos juntas as letras bem construídas, junto às melodias que encantam pela harmonia e singeleza.

Sem querer, e não tendo como fugir desses encontros, sinto que faço um voluntariado literário, além de estreitar os laços de amizade com essas carinhosas velhinhas.

E me gratifica perceber a recepção que tenho, o convívio hospitaleiro, a hora prazerosa, regada a petiscos diferenciados.

Há muitas maneiras de sermos solidárias.

Eu já encontrei a minha, e faço desse compromisso, minha prioridade da semana.

E não vou abandonar minhas velhinhas de estimação, que há muito, moram em meu coração. 

KATIA CHIAPPINI



Um comentário: