Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 26 de maio de 2012

MEU AVÔ


                 VOVÔ BICA

Vó Bica, pessoa encantada
Razão de minha saudade
De Livramento, cidade amada
De minha infância e mocidade

Eram dois os estabelecimentos
Uma Farmácia e uma Drogaria
Se deslocava qual pé de vento
De uma para a outra ,dia a dia

Ágil, sempre esbanjando saúde
Ultrapassava todos os padrões
Atendia, sem pestanejar, amiúde
No laboratório, nos balcões

Acordava ainda de madrugada
Para atender especial clientela
Um Melhoral, ou simples pomada
Vovô alcançava pela janela

Com dedicação sem tamanho
Atendia o mendigo, na esquina
Deixava que tomasse um banho
Depois lhe aplicava a vacina

Vacinilim pediátrico
E anti-catarral -vovô pediu -
Nunca esqueci o nome fantástico
Encontrei e o cliente sorriu

De olhos azuis, alto e forte
Comia pimenta às refeições
Vovó Glória era seu suporte
De fôlego longo como as orações

Vendia fiado o meu vô Bica
Mas vovó ficava a controlar
O nome anotado identifica
Cada devedor que iria cobrar

Vimos um filme e queria'' bis''
O nome era Violetas Imperiales
Sarita montiel era a atriz
E vovô esquecia seus males

Nunca ouvi áspera a sua voz
Vovô era carinhoso e o melhor
Tinha paciência com todos nós
- Seus netos - brincando ao seu redor

A casa era imensa - uma fábula -
Pátios, sótão, porão e claraboia
Não tínhamos nenhuma cábula
Inventávamos travessuras e tramoia

Certa ocasião esteve na Maçonaria
Em outra, a política o arrebatou
Endividou-se e muito devia
Mas o trabalho o recuperou

Vovó, já estava bem madura
Alcançava ao vovô o remédio
Subia na escada, sem medo de altura
E jamais teve tempo para o tédio

A música era meu amor infindo
O acordeon ganhei ainda criança
Apontei para ele, sorrindo
E vovô me deu como lembrança

Um piano, sempre tive em mente
Vovô o adquiriu -era importado -
Toco piano -foi o melhor presente -
Só mais valioso é meu avô amado



KATIA
Email:k.treen2@hotmail.com

Algumas raridades que lembrei, do tempo em que se escrevia FARMÁCIA assim:
   PHARMÁCIA                                                      
São elas :Regulador Xavier, Emulsão de Scott, Biotônico fontoura, Alka-Selzer, Pílulas do Dr.Ross, Iodex,Violeta Genciana, Antisardina, Vigoron, Minâncora, Pastilha Valda,Vick Vaporub, Olina, Cafiaspirina.
E em relação aos cosméticos lembro -me de que minha vovó usava,
todos os dias: creme de alface, alma de flores e o famoso pó de arroz.





Um comentário: