Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A GELADEIRA!

                   A GELADEIRA ANTIGA!

Já se foi o tempo em que a casa paroquial da igreja católica aceitava qualquer tipo de doação. Hoje está seletiva: acredita que se modernizou.
Na praia de torres, onde me encontro, há uma igreja moderna , de linhas simples e interior despojado de grandes enfeites ou estátuas de santos .Percebe-se um moderno equipamento de som, montado ao lado do altar central e um violão apoiado na parede .
Os frequentadores se vestem bem e não se vê ninguém com aparência desleixada. Flores frescas adornam o altar.
Certa ocasião, fui falar com o assistente dos trabalhos paroquiais.
Expliquei que tinha uma geladeira da marca FRIGIDAIRE: uma relíquia, com a mesma potência no motor do que outra qualquer.
Disse-lhe que poderia disponibilizá-la para a casa paroquial. 
Conversamos e o rapaz se mostrou interessado em retirá-la. Logo pediu meu endereço, nome e telefone para contato.
Mas tenho uma mania de explicar, seja qual for o assunto, os detalhes que nem seriam necessários. Então, comentei que a geladeira, por ser uma peça antiga, necessitava de um descongelamento manual e sistemático.
O assistente paroquial me agradeceu. Aproveitei para tomar conhecimento do horário das missas, rezei pedindo bênçãos para a família e uma saudável temporada de praia. Voltei para o apartamento e dei como cumprida a missão do dia. Ao sair ainda gritei:
 - Ah! o prédio não tem elevador e mande dois homens para vencer os 40 degraus da escada, sim?
Então esperei um dia, dois ,três...nada do telefonema do padre!
Percebi que recusara minha oferta, sem se dar conta de que poderia, ao menos, estar ajudando algum de seus fiéis.  
Comprei uma nova geladeira para o apartamento da praia mas conservei a antiga como auxiliar.
E pensei, muitas vezes, no gesto do padre que, provavelmente, aceitaria a geladeira se tivesse auto-degelo.
Enquanto aguardo que uma pessoa queira levá-la, fico utilizando seus serviços, aos finais de semana, quando filhos e netos despontam, algariados, vindos de Porto Alegre.
E quando minha Consul ''frost free''for insuficiente, caso cresça a família, talvez o padre a queira, se eu precisar trocá-la por outra maior.
No ano anterior eu havia disponibilizado uma cama de casal, com colchão de crina e lã e um estrado feito de ferro torcido, com alguns espaços entre um e outro ferro. Bem diferente de um estrado comum de madeira com reforço nas transversais.
O padre mandou retirar a cama, normalmente.
Mas será que ao ler o meu endereço, por ocasião da oferta da geladeira, se deu conta de que era a mesma pessoa que queria doar uma geladeira antiga? 
Talvez o padre deva repetir em ato de contrição, 100 vezes, o seguinte:
- Senhor resgatai a minha humildade, amém!



                                        KATIA CHIAPPINI
                                        E-MAIL:katia_fachinello42@hotmail.com

Um comentário: