Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O QUE É MAESTRO: miniconto

                  O QUE É UM MAESTRO?
                                  miniconto

Minha filha Tatiana ouvia música comigo, desde bem pequena.
Aprendeu a tocar piano e só interrompeu seus estudos de música quando se tornou universitária. Conhecia os clássicos e interpretava alguma peças ao piano, as quais estudava com afinco.
Certo dia me perguntou, ao redor dos 8 anos de idade, sem que eu esperasse nada parecido:
- Mãe, o que é um maestro?
Eu respondi:
- Filha, maestro é quem faz som com as mãos.
Não reparei, ao falar, o absurdo da resposta e a abstração que havia feito. Mas Tati deixou passar e nem perguntou mais nada.
Só que passou a brincar de reger, com as mãos delicadas ,como tinha visto num programa de televisão que não mostrou uma orquestra e sim, em primeiro plano, a figura do maestro.
 Tati ficava andando pela casa e lembrando do maestro .E seus bracinhos e mãos se balançavam pela casa: manhã, tarde e noite
Depois de algum tempo me perguntou:
- Como o maestro consegue isso?
- Treinando muito minha filha e todos os dias.
Respondi sem pensar na lógica infantil e Tati tinha feito uma cópia literal das palavras que ouvira.
E, assim Tati continuou a balançar as mãos pela casa.
Um certo dia tive uma intuição:
- Filha, preste a atenção
- O que foi, mãe?
- É sobre o maestro, filha!
- Sim, explique-se
- O maestro levanta as mãos  e comanda o espetáculo até soar a última nota .Cada instrumento tem a hora de entrar. O maestro mostra a afinação e dá o comando e todos precisam acompanhar o trabalho e a harmonia: - é o esperado.
-Agora sim, mamãe, 
- Que bom, filha!
- Sabe? agora vou descansar, que boa notícia!
- Sim, faça isso
- É que cansei de balançar os braços e não sair som nenhum,
Desse modo tudo se esclareceu. Eu fiquei, muitas vezes, parada  e pensando de onde posso ter tirado aquela resposta que dei a minha filha como definição: 
- Maestro é quem faz o som com as mãos.
Hoje, pensando bem, não há outra pessoa que, ao levantar as mãos para reger uma orquestra, tenha o dom de ouvi-la executar as músicas dos grandes mestres.
Abençoados sejam todos os maestros com suas mãos mágicas!

                                       KATIA CHIAPPINI







Nenhum comentário:

Postar um comentário