Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NÃO PERTURBE O MEU SONO!

              NÃO PERTURBE O MEU SONO!




Karina, minha filha, é farmacêutica e dona de casa E ainda faz as voltas de carro com os filhos. 
Estamos na praia de Torres e a algazarra faz parte das férias de verão. Filhos e netos circulam pelo apartamento e a agitação é contínua. Os netos menores querem suco, torradas, pão com doce de leite ou mel.
A rotina das crianças inclui o banhos de mar, brincadeira na praça, ida ao parque de diversões e passeio pelos pontos turísticos da cidade. A noite convida à tomar um sorvete, frequentar bons restaurantes, percorrer as bancas dos camelôs.
Minha filha Karina é responsável pela limpeza do apartamento e por manter, limpas e passadas a ferro, as roupas das crianças.
Mas com toda essa agitação, Karina aguarda o horário de se retirar para o quarto, quando aproveita para ler alguns capítulos de seu livro, antes de se deitar.
Certa manhã, ao acordar, Mariana, minha neta, foi ver em qual dos quartos sua mãe estava. Encontrou-a no quarto dos fundos, bem acomodada e tranquila. 
Mariana entrou no quarto justamente no momento em que uma barata voava da cama de Karina para o chão. Levou um susto e pediu que a mãe saísse do quarto para que pudesse passar um spray de insetos, embaixo da cama.
- Karina, visivelmente contrariada perguntou:
- Mas filha, a barata já não pulou ?
- Sim, mãe, mas não conseguimos matá-la, porque se escondeu.
- Então está tudo bem, vou continuar a dormir e depois se vê isso.
E Mari, sem insistir, saiu do quarto impressionada e veio me falar:
- Vó, acredite se quiser, mas a mãe não quis sair do quarto e nem se levantou quando eu disse que tinha uma barata na cama dela.
- Sim, Mari, mas deixe a mãe dormir.
Expliquei que a prioridade de Karina era descansar e que tinha necessidade de sossego porque o seu dia era agitado.
E nem falei para minha neta que no mesmo quarto havia uma lagartixa de estimação que passeava pelas paredes do teto.
Karina prolongou seu sono e veio a acordar no meio da manhã.
Como diz o ditado: cada um sabe de si.
E o mundo continua sendo um mistério porque sabemos quase nada a respeito das pessoas, mesmo das que amamos.
E, afinal, nada justifica interromper o sono reparador, nem os sonhos preciosos que nos povoam a mente e as noites.
Segundo minha filha Karina, ninguém tem esse direito :nem uma barata voadora

                                    KATIA CHIAPPINI

Um comentário: