Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 24 de março de 2015

PRECE PELA MINHA CIDADE

              PRECE PELA MINHA CIDADE

Senhor! queria que me permitisse ver minha cidade feliz. 
Queria andar na rua sem receio de não voltar para casa.
Queria permitir, Senhor, que meu filho fosse ouvir a sua banda de rock preferida sem sofrer ameaças.
Meu Senhor, vela pelos responsáveis dessa cidade e desse Estado do Rio grande do Sul.
Devolve a consciência coletiva e a solidariedade e deixa que a fé no ser humano crie corpo e visibilidade.
Senhor, vejo homens e mulheres retirando quantidade de lixo das ruas, aproximadamente, às 3 h da madrugada. E antes que retirem seus uniformes, após o turno de trabalho, já se vê papéis no chão, postos deliberadamente, o que demonstra a inconsequência dos transeuntes.
Senhor, um homem foi atropelado e o motorista não socorreu. E depois de muitas pessoas fugirem da cena, um outro homem idoso tomou as primeiras providências. A criança foi violentada por anos a fio porque sofria ameaça do próprio pai. Esse dizia que se contasse para a mamãe, seria afastado dela e não a veria mais.
Minha vizinha apanhava do marido e registrou várias ocorrências, com provas documentais. Mas precisou ser assassinada em seu trabalho para que, só assim ,tivesse credibilidade
As casas populares, feitas dentro de um planejamento dito governamental, foram entregues aos futuros proprietários, já com infiltrações e com as paredes desmoronando, sem motivo aparente.
Um médico ambicioso e relapso, em sua missão de salvar vidas, colocou uma prótese nos dois joelhos de minha amiga que não precisava sofrer esse procedimento. É lamentável a falta de atenção que os profissionais, em geral, dispensam aos seus pacientes ou clientes. E a desonestidade se alastra de todas as formas.
Minha cidade já teve cinemas tradicionais, confeitarias bem frequentadas e uma rua da praia vibrante, com a juventude desfilando e conversando nas calçadas, sem perigo algum.
E a poesia dos bondes cortando a cidade já me inspirou muitas rimas e boas recordações.
E muitas vezes fui passear com meus filhos na praça da Redenção. E eles se encantavam com os macacos saltitantes que habitavam suas gaiolas e brincavam com as crianças.
Grandes lojas completavam a paisagem da rua da praia e a clientela podia fazer suas compras com tranquilidade, sem ser seguida, de perto, pela vendedora, com medo de roubo...
Porto Alegre não sofria pichações, nem furto de seus monumentos de bronze: patrimônio público. As praças permaneciam limpas. O povo era educado e respeitava os idosos.
Havia locais onde a população podia se banhar sem medo da poluição. E passear nos calçadões sem ser molestado.
Os professores eram líderes e os pais concordavam com as advertências no boletim e iam à Escola para perguntar pelo desempenho do filho e desfazer dúvidas. E nunca para xingar o mestre dedicado. Uma colega de magistério me dizia que atravessava o rio Guaíba para poder trabalhar e, mesmo assim,ia com prazer, porque os alunos a esperavam com ansiedade. E essa atitude deles fazia com que ela evitasse faltar ao trabalho e se transformasse num estímulo para enfrentar chuva e frio e a distância a percorrer, todos os dias.
Porto Alegre está perdendo sua alegria, Senhor.
Não deixe que Elis Regina, Túlio Piva, Lupicínio Rodrigues, Mário Quintana e outro ilustres ,com os quais convivemos, vejam essa Porto Alegre de hoje. Ficariam muito tristes, tanto quanto nós ficamos. 
Meu querido Deus e protetor, desvie tanta violência de minha cidade.
Devolva-nos, meu Senhor, os projetos em prol da educação, saúde, moradia e educação. 
Sem as necessidades básicas atendidas estamos nos tornando animais, bestas humanas. Uns tiram a própria vida, outros matam toda a família, outros maltratam os filhos e roubam-lhes a infância.
E os governantes roubam de todos e não fazem valer os impostos que pagamos.
Meu Deus, não deixe que a corrupção seja a lei atual e nem deixe que a justiça leve muito tempo para punir todos os infratores. Ou se exima de cumprir seu papel, ou faça uma maquiagem nos crimes de gravidade incontestável, como nos hediondos. 
Sei que poderão dizer que em todo o planeta a situação é a mesma.
Mas, meu Senhor, eu não moro em todo o planeta. Eu moro em Porto Alegre e aqui quero ter as condições para continuar morando com meus filhos e netos queridos.
Meu Senhor, aqui é o meu lar. Aqui trabalhei por 33 anos para obter minha aposentadoria. E se nos doamos tantos anos porque não podemos terminar nossos dias em paz? Creio que merecemos isso como bons cidadãos e inseridos em sociedade. Precisamos verem cumpridos os nossos direitos e não só exigidos em nossos deveres.
Porto alegre completa 243 anos de idade e quer ser ouvida. Não só em suas canções, peças de teatro, exposições de quadros, nem só na feira do livro.
Porto Alegre quer recuperar a dignidade perdida, quer contar com os bons governantes. Quer merecer as oportunidades de prosseguir em seus planos e projetos municipais, sem ter seus recursos desviados para poucos e desonestos cidadãos.
Senhor, dê sua bênção para a nossa cidade e mais uma oportunidade de se redimir de tantas calamidades que  afetam, diretamente, sua população, já sofrida e menos alegre. 
Senhor! eu lhe concedo um título de cidadão honorário de Porto Alegre para que não nos abandone. Seja o nosso padrinho maior e o guardião de nosso território.
Senhor! aceite nosso pedido de perdão e escute nossas súplicas.
De nada adianta dançarmos no Baile da Cidade, se em nossos pés cravam-se espinhos e pedregulhos que nos impedem de caminhar...
Minha querida Porto Alegre, hoje eu não danço por ti, eu choro por ti.

                                           



KATIA CHIAPPINI




Um comentário: