Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 29 de novembro de 2016

AMIZADES DE OUTRO SEXO

                 AMIZADES DE OUTRO SEXO

Nunca concordei com muitas e diferentes categorias de pessoas que afirmam não haver amizade com uma pessoa do sexo oposto ao seu.
Afirmo que sempre me comuniquei bem com essas pessoas e desde os tempos de faculdade, tenho conhecido colegas homens com os quais ainda mantenho contato, em reuniões mensais de formatura, nos clubes de esportes, nos grupos de orações, nos grupos musicais e nas associações literárias, já que pertenço a algumas delas.
É um contato saudável que nos proporciona fazer algumas viagens em excursões e onde aproveitamos para falar do andamento de nossas vidas, dos filhos e netos, da profissão, dos ideais e das conquistas já realizadas.
Creio que a maneira de nos portarmos, dá a exata dimensão do que pretendemos. E se deixarmos claro que almejamos apenas a amizade, só essa nos será oferecida.
Quando eu estudava na Universidade, tinha um namorado como colega de classe.  Nós noivamos e nos casamos durante o curso de Direito.
Mas nunca deixamos de aceitar o convite de um ou outro colega para tomar um cafezinho no bar do prédio, ou para fazer um trabalho na casa de algum deles. E mesmo que fôssemos estudar com um só colega do sexo oposto, realmente o objetivo era apresentar um trabalho bem feito, portanto, o motivo era o estudo.
Meu marido nunca se importou com o fato de eu andar de bicicleta, aos sábados, com um colega, que ele também conhecia. Íamos pedalar e beber um suco de laranja ou um copo de caldo de cana e no inverno, um cafezinho. 
Certo dia, um outro colega de turma encontrou meu marido na rua e falou:
- Você sabia que a Katia está pedalando com um homem ,aos sábados?
Ele respondeu:
- Vá pedalar você para tomar um ar e respirar menos maldade.
Por várias ocasiões, um amigo meu, colega de magistério, me acompanhava ao circo e me ajudava a reparar meus três filhos pequenos. E, passados muitos anos, eles lembram do ''tio do circo''.
Outro amigo da família frequentava minha casa e, mesmo que meu marido saísse para algum compromisso, ele permanecia comigo e brincava com meus filhos na praça do condomínio.
Outro amigo em comum gostava de ouvir discos comigo e trazia alguns para que eu ouvisse e desse minha opinião sobre os mesmos.
Assim, em algumas ocasiões, tive amigos que me acompanharam para assistir uma peça teatral, um show musical ou uma sessão de cinema.
Confesso que, em nenhum momento, tive alguma reclamação a fazer sobre a conduta dessas pessoas.
Confesso que a época era outra e os costumes mais tradicionais. O cavalheiro era realmente uma pessoa de trato e idônea.
Afirmo ,com consciência, que um homem e uma mulher podem desenvolver uma longa amizade que vale por si só. Porque criar laços é ampliar o círculo, é se permitir um saudável lazer.
Já viajei de trem com um amigo, pois ele e eu tínhamos parentes na mesma cidade.
Tive uma amizade especial com um senhor de nossa idade ,minha e do meu marido, que costumava chegar do trabalho e vir à nossa casa, tomar uma cuia de chimarrão .E almoçava conosco aos sábados , quando fazíamos um churrasco com salada verde e maionese caseira .Ao chegar, esse amigo já ia preparando a caipirinha, ou ajudando a colocar os pratos e talheres na mesa.
Como ele gostasse de conversar e a família dele não soubesse ouvi-lo com paciência, ele ia para nossa casa. 
Mas meu marido cansava e ,em determinado momento, eu permanecia fazendo sala por muito mais tempo.
Quando chegava perto da meia noite, eu, discretamente, levantava do sofá, ia abrindo a porta  e dizendo:
-Amigo, vamos interromper, por hoje, pois amanhã cedo preciso dar minhas aulas.
Ele se dirigia para a porta e ao sair dizia: 
-Katia, saiba que amigos sempre voltam
As amizades podem durar 50 longos anos.E,mesmo que haja um afastamento natural, quando se encontram, os amigos se reconhecem como tal e a afinidade se faz presente, de imediato. E essa amizade pode ser, sim, de uma mulher para com um homem e vice-versa.
Observem, caros leitores, amores são etéreos, fugidios, inconstantes e escorregadios.
São amores que não passam de uma aventura, de uma ilusão passageira, de promessas que só valem para conquistar e que depois são esquecidas. São amores interesseiros, traiçoeiros e desprovidos de credibilidade.
E não duram 50 anos, como uma bela amizade, e sim, 5 horas, ou cinco dias, ou 5 semanas.
Uma grande amizade vale mais do que um amor se esse não for correspondido. Existem amores de fachada e que são escritos na areia, para, propositalmente, serem levados pela brisa leve. 
Outros são escritos no tronco da árvore, mas a árvore é abatida, por razões diversas e aquela s promessas caem ao chão junto com os galhos da árvore tombada.
Particularmente, não gosto de perder minhas amizades e cultivo-as, uma a uma, com carinho.
Aconselho aos leitores a preservarem as suas: são tesouros inestimáveis que vamos descobrir num momento de dor, quando essas se mostram solidárias e nos ajudam a superar os conflitos internos, ou algum acidente visível.
Mas, cuidado, não falo de amizades virtuais. É um território minado e precisamos ter muito cuidado para não nos expor, de modo desnecessário.
Esse é outro departamento e ainda estamos aprendendo a lidar com a tecnologia.
E,verdadeiros amigos sabem se portar bem. E nunca irão ultrapassar os limites desejáveis e esperados.
Então, não se deixem levar por esse conceito de que um homem e uma mulher não podem ser amigos.
Sejam felizes com suas novas amizades!

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: