Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 13 de novembro de 2016

CERTO OU ERRADO? MINICONTO

              CERTO OU ERRADO?
                     ( miniconto )
Eu estudei em colégio de freiras e tive a sorte de me comunicar bem com professores, colegas, com a madre superiora e demais noviças.
Minha turma de quarta série era aplicada e o estudo seguia seu curso sem grandes indagações ou insatisfações.
O professor de Língua Portuguesa era muito exigente e trabalhava com poemas de autores de vulto. Estudávamos diferenças entre o romantismo ,renascimento, parnasianismo, salientando os autores correspondentes a esses movimentos literários e épocas respectivas. Um certo dia, como a nota da prova tinha sido apenas razoável, de modo geral, o professor pediu que decorássemos um longo poema intitulado '' O estudante alsaciano'', de Acácio Antunes. O poema é belo, porém muito longo para uma  estudante das séries iniciais. E o tema é adulto também.
Na aula seguinte, uns três dias depois, ele entrou na aula,fez a chamada e logo falou:
- Quem quer declamar o poema?
Foi um silêncio total, nada se mexia, os olhares congelaram e os alunos se mantiveram estáticos, sem movimento algum.
Mas eu  sabia esse poema de cor e precisava completar minha nota, como todos os outros colegas.
Pensei no fato de ser interna, sem o convívio familiar diário, sem outras amizades que não fossem as dos meus colegas de classe.
Olhei para todos e para o professor e nada disse.
Na hora do recreio, declamei todo o poema para as colegas, muito admiradas de minha performance. Elas aplaudiram e me abraçaram.
Hoje, anos depois e já na maturidade lembro, algumas vezes, desse fato. 
Certo ou errado? Até hoje eu não sei dizer.
Escolhi ouvir o apelo de meus sentimentos, mais do que a razão.
Perdi a oportunidade de aumentar a média mensal.
Mas creio que a troca foi justa, pois eu não queria ser a única de passo certo, nesse momento.
Preferia continuar sendo aquela menina de quem se aproximavam, inclusive para solicitar explicações sobre os temas de casa.
E, aquela que foi escolhida para líder da turma, mesmo não estando em aula, no dia da votação, por motivo de saúde.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: