Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

LENDO POEMAS!

              LENDO POEMAS!

Conheço uma senhora que já completou 88 anos. É uma das minhas amigas mais maduras, entre outras, com a qual me sinto no compromisso de me comunicar com frequência.
Ela me espera em sua casa em alto estilo. Dispõe as guloseimas sobre a mesa da sala de jantar, bem como a guarnição de chá para me oferecer.
Ao chegar me dirijo a ela com um abraço e um beijo e já agradeço a deferência e as atenções.
Temos, ela e eu, um rito a observar.
Ela se acomoda na cadeira preguiçosa e se prepara para ouvir alguns poemas que escrevo. Levo um caderno, cujos textos passo  a selecionar conforme o assunto de interesse da ouvinte. 
Entre um e outro poema ela faz questão de comentar as mensagens e ensinamentos que o texto sugere .Aprecia interagir comigo.
Fazemos uma pausa para beber um licor acompanhado de porções de castanha de caju.
Depois segue-se nova sessão de poemas, contos, crônicas.
Enquanto leio, percebo sua total atenção seguida de expressões faciais de admiração, um sorriso breve, uma tristeza no olhar. Pois minha amiga interpreta com a expressão facial as emoções que os poemas lhe inspiram.
Ela aprecia a série de poemas românticos que tenho em meu acervo. 
Minha amiga nunca foi casada e nem teve um namorado. 
Os poemas que leio trazem à tona os beijos que nunca deu mas com os quais, certamente, sonhou.
Sua imaginação trabalha e sua alma se envolve num encantamento pueril.
Quando chega a hora de ir embora, ela me faz prometer que dela não esquecerei .Quer outra sessão de poemas e outras mais.
Além dessa grande amiga, tenho outras 5 senhoras idosas que também me pedem que leia para elas.
Sem querer, e não tendo como fugir desses encontros, sinto que faço um voluntariado literário e que levo meu mundo de poesias para esses lares, onde a diversão não tem o peso daquelas que se tem nas anteriores fases da vida.
Essas minhas amigas já se contentam em assistir filmes na televisão, fazer um bordado, um trilho de croché ou de tricô.
Os olhos já cansam com a leitura e as dores na coluna impedem de realizar outras atividades. Em geral, uma fisioterapeuta atende à domicílio, uma massagista é chamada ou a academia que frequentam precisa ser quase ao lado da casa.
Não só compartilho meu trabalho literário como acrescento mais vida ao meu redor, com esse convívio. E me gratifico ao perceber que todas me aguardam com ansiedade e muito carinho.
Há muitas maneiras de nos tornarmos úteis e solidárias
Eu já encontrei a minha: visitar minhas ''velhinhas'' queridas.

KATIA CHIAPPINI

Um comentário: