Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

PASMEM

PASMEM|: miniconto


 PASMEM: MINICONTO

Um amigo de nossa família foi criado no interior, com pai e mãe e 10 irmãos.
Passou fome, andou descalço, viu faltar comida na mesa.
Devido ao seu esforço e com a ajuda de um padrinho, veio para a cidade grande, estudou muito e venceu.
Formou-se em Direito e fez carreira até se aposentar como desembargador: um juiz de alto escalão.
Em certa ocasião, convidou-me para pedalar no parque. Ao nos depararmos com uma subida íngreme,vi meu amigo pedir ajuda para um menino maltrapilho que passava por nós. Ele levou a bicicleta do Dr, eu levei a minha e chegamos na calçada em linha reta, para seguir nosso trajeto, em direção ao parque.
O menino pobre puxou a camisa do meu amigo e pediu uma gorjeta, o que me pareceu normal.
E, pasmem, o Dr abriu uma niqueleira e deu algumas moedas de pouco valor para o pobre ''ajudante''.
A reação veio, de imediato:
- Desculpe, Dr, meus bolsos furados não vão segurar as moedas. O senhor não tem outra ideia ?
E o Dr, que já se esquecera de sua origem humilde, assim falou:
- Ah! tenho uma ideia sim. Vou sugerir que costure seus bolsos para que isso não se repita, quando eu o encontrar, de novo.
Para não usar palavras ''chulas', eu contive minha indignação, me afastei pedalando rápido. E minha bicicleta sumiu em direção oposta àquela que deveria tomar.
Voltei para casa sem acreditar nos fatos que havia presenciado.
E ficou me perseguindo aquela imagem, aquela cena realmente insólita, aquele rosto decepcionado do pobre rapaz.
Pareceu-me estar entre pescadores que contam ''causos'' e inverdades, só para fazer rir. Ou entre conversas de botequim ,onde a bebida, a certa altura, corre solta e embaralha os sentidos e a razão.
KATIA CHIAPPINI
Nenhuma descrição de foto disponível.
Curtir
Comentar

Um comentário: