Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

APENAS UM SENTIMENTO DE AMOR

Katy,sem pretenções, teclava na sala de bate papo e encontrou Roger,que casualmente dava os primeiros passos em matéria de relacionamentos virtuais.Foi um encontro especial e que logo se tornou diferente.A vibração foi mútua e o encantamento tomou forma.Com o passar dos dias a espera se tornou angustiante.Ambos ficaram temerosos de que um motivo de força maior se interpusesse,impedindo a comunicação.E descobriram que havia o ciúme virtual que nem era cogitado antes de sua constatação na prática.As mensagens,recados,pequenas demonstrações de carinho,longas conversas,faziam dessa uma hora benvinda,serena,e que mesmo sem que houvesse cobrança,se tornara um compromisso mútuo.Houve momentos de interpretações errôneas,de mágoas,essas ocasionadas por acontecimentos banais e cujo conteúdo nem justificavam o sentimento de inconformidade ou de insegurança que permanecia no ar.É a força da palavra que  dá um sentido dúbio ao texto ou que ,mesmo sem intenção ,pode ofender,ironizar os fatos.Nessas horas as justificativas,especialmente elaboradas para esse fim,necessitavam se expandir na tela.O casal em questão,já havia passado por um relacionamento longo anteriormente:ela,33anos;ele,26 de casamento.E agora,em outra faixa etária,a vida parecia lhes dizer: estejam atentos para o amor.
Vislumbrava-se um sentimento novo,tal qual o da adolescência,mas de maior intensidade e vibração.Não haviam promessas,nada pré-estabelecido ,nem previsão de futuro.O presente era o tempo certo para viver.Exigia todas as atenções para si.
A medida que as horas corriam na madrugada,crescia a afeição,se delineava o carinho.
O respeito era a base sólida do relacionamento.
Tudo levava a crer que um sentimento de afeição sincera se aninhava nos corações encontrando seu lugar cativo.Nascia uma cumplicidade inesperada em forma de sensações cuja carga emotiva era visível.
Um apelo maior ocupava o pensamento de Katia e Roger,um conflito interior em ebuliçaõ à procura de vínculos,de esperança e de permanência no tempo.
E se não for amor que outro termo pode definir esse estado de espírito?
Katy,divorciada há 9 anos,ocupava-se dos filhos,netos,de suas aulas de música de literatura e da prática de esportes.
Roger,dedicava-se às aulas,aos projetos pessoais dentro da profissão e aos estudos e cursos de atualização.Amigo dos livros desde os 13 anos,foi incentivado pelos pais,já no lar,a descobrir o mundo das letras,quando começou a ler boas obras.Essas ,lhe forneceram a base da qual precisaria para se tornar um bom professor.
Prova desse reconhecimento é o convite que recebe todos os anos,para ser um dos professores homenageados,da turma de formandos,da Escola onde leciona.
Mas e agora?
Muitas dúvidas existem quanto aos acontecimentos que virão pela frente.
Em tese,como são internautas,sempre persiste o fato de que podem ter se apaixonado pela imagem criada em suas mentes.
Em contrapartida,há uma empatia,pensamentos em comum,modo de ver a vida e uma troca de energia que parece crescer para permanecer indelével.
Há um sentimento de preocupação pelo bem estar,um do outro,sem que se vislumbre nenhum interesse em exibir superioridade,nem arrogância ou egoísmo.
E quanto à aparência física?
Katy e Roger se definiram a respeito e já revelaram seu perfil,na medida da curiosidade de um para com o outro.
E nada do que concluíram parece aterrorizá-los.
Aos cinquenta ou aos sessenta anos,há um forte embasamento afetivo que se torna tão sólido quanto importante.Uma parte da vida já ficou no passado e as carências,mais intensas,nos levam a cultivar o amor com mais atenção e um especial cuidado.
Embora o aspecto físico tenha relevância e seja o principal responsável pela avalanche das paixões que provoca ,embora isso seja verdade,também o é ,o fato de que as qualidades do espírito ,se sobrepõem ,em razão de que, só a virtude interior tem força para fazer germinar a semente do amor.
E se considerarmos que a beleza exterior sofre as modificações do tempo,inexoravelmente,quando a paixão se tornar tênue,o amor brilhará em todo o seu esplendor.
Permanecem os valores da alma;o caráter, a pureza nos gestos, o sorriso no olhar, o aperto de mãos,o modo de se aconchegar,o carinho na comunicação,o medo de ofender,o beijo surpresa,a palavra de arrependimento.
Ficam armazenadas na memória, as juras de amor, e-mails trocados, as reconciliaçoes, os diálogos na madrugada ,onde a noite silencia e a paz se faz presente nos corações.
O que esperam Roger e Katy?
Descortinar um mundo que só a eles pertence.
Roger e Katy aguardam  o encontro real,frente a frente,olhos nos olhos,mãos nas mãos,que se dará em algum momento,em algum tempo e lugar.
Quando chegar a hora do encantamento da presença,as palpitações dos corações acelerados farão eco na imensidão do ar tornando tímido o ruído do mar.
A força  de explosão dos sentimentos só a eles pertencerá e virá com jeito de infinito.
Uma tormenta ,misto de amor e paixão se precipitará,na hora certa ,e o mundo de Katy e Roger será preenchido com fragmentos de felicidade e as vinte e quatro horas do dia serão insuficientes para contê-los
O céu se fará maior e se envolverá em mais estrelas,que mandará buscar de outras galáxias.
O mar chamará a lua para pratear suas ondas e ambos chamarão Roger e Katy para partilhar do melhor cenário para o ato de amor.
E a mãe natureza embelezará os campos,serras,vales e cascatas.E a luz do sol substituirá o clarão da lua para que esse amor não seja interrompido ao término da noite.
Tudo leva a crer que esse momento do encontro será pleno e sob medida:a realização de um sonho acalentado.
Certa ocasião,enquanto teclava,Katy perguntou:
-Roger o que te chamou a atençao,da primeira vez que nos falamos?
-E dele veio ,de imediato, a resposta:
-A palavra chave está na tua pergunta,pois foi a atenção que me dispensaste,a razão de meu encantamento.
E completando o raciocínio concluiu Katy:
-De hoje em diante,serei fiel guardiã de nossa felicidade.Isso para não correr o risco de vermos confirmadas as palavras de Vinicius de Morais,o poeta maior,quando diz:
-A felicidade está onde nós a pomos ,mas nunca a pomos onde nós estamos.


          katia/junho/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário