Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 4 de fevereiro de 2024

POETAS

                                  POETAS


O poeta é um ser que lê o poema e se deixa ler por ele.  Ele vive de sonhos e os insere num mundo próprio que se transforma em um insondável labirinto.

O poeta se torna um exilado de si mesmo, busca o silêncio para escrever suas pautas .Nem percebe que se distancia das pessoas naturalmente. Percorre  países desconhecidos em suas laudas, e visita terras distantes que só os olhos da alma percebem com nitidez.

Podemos encontrar um poeta entre ilustres escritores, como no bar da esquina em rodas de boemia. Ele interage com a literatura, seja onde for.

O poeta tem  uma inquietude interior e seu manancial nunca se esgota, porque tira a poesia de qualquer detalhe que observa em seu dia a dia. Tira sua inspiração de um letreiro de parede, de uma palavra que ouve na rua, de um pensamento que chamou sua atenção.

O poeta vive rodeado de luz e sombras, porque sua imaginação se espalha entre nascente e foz, entre a água e o deserto, entre os raios de sol e as estrelas enluaradas. 

É provável que passe a noite escrevendo cartas para a amada, ou revisando um texto, ou alinhavando um soneto em sua rima e métrica perfeitas. Até que a exaustão o leve a deitar no travesseiro.

Se sofrer males de amor, podemos encontrá-lo num bar, triste e deprimido. Se ele beber além do esperado, passado o susto da bebedeira e seus efeitos, o poeta retomará o controle de sua vida.

Não somos fórmulas prontas e os deslizes são parte dessa roda gigante na qual vivemos, onde, ora estamos realizados e felizes e ora confusos em meio a um
labirinto de desafios.

Às vezes, o poeta não é entendido em seus anseio. Sente-se vulnerável num sistema que ainda não o valoriza como merece. 

O poeta luta por um lugar ao sol, entre dificuldades que o sistema impõe, entre o descaso dos governantes. Parece-lhe que ninguém fala a sua língua. É como se estivesse perdido no deserto ou no topo da montanha.

Mas, poetas não fazem a guerra, nem exercitam a violência. Poetas falam para os espíritos aflitos, para os seres confusos que aguardam uma palavra amiga.

Vamos entender a grandeza da alma do poeta e desejar que conquistem seu espaço e reconhecimento.

Ser poeta é ser um sonhador inveterado, mas preocupado também com a realidade que vislumbra em sua andança.

A sensibilidade do poeta pode mudar o rumo de uma vida. pode promover um exame de consciência e uma nova dinâmica no ser.

Poetas são amortecedores de uma crua realidade que nos oprime e desafia a todo momento.

Poetas são anjos que Deus colocou de plantão para harmonizar espíritos atribulados, promover a cultura, acolher nossos sonhos e quimeras.

Essa é uma missão inenarrável. Acredito que Deus escolheu seres especiais para serem poetas.

Queremos sua bênção, poetas.

Queremos seu abraço reconfortante e sua inspiração que se transforma em luz e esperança.

Muito obrigada aos poetas de todas as nacionalidades, raça, cor  que  itinerantes, percorrem  os caminhos mais profundos dos sentimentos dos seres humanos.


KATIA CHIAPPINI

Um comentário: