Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

sábado, 28 de abril de 2012

AUXILIAR DE TODAS NÓS!


 27  ABRIL
 DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA
 PARABÉNS!


                         AUXILIAR AFETIVA
Conhecemos a auxiliar do lar como uma secretária eficiente e capacitada para cozinhar, passar e lavar roupa, limpar a casa e acompanhar nossos filhos no turno inverso ao do período de aula.
É um ser dedicado a uma família e que torna possível, à dona da casa, acumular funções de esposa, mãe e profissional inserida no mercado de trabalho.
Depois de um longo tempo na mesma família a auxiliar do lar é promovida à auxiliar afetiva.
Então recebemos o café na cama, de surpresa. Ou, ao chegar do trabalho, tomamos consciência de que nossa auxiliar acabou de chegar do pediatra e já com a medicação que nosso filho precisa tomar.
A auxiliar afetiva se torna querida da família e a todos convida para um churrasco, em seu modesto lar.
E se nos vê adoentada, ela se prontifica para ir ao Banco, fazer os devidos pagamentos, bem como as compras do rancho semanal. E quando nos damos conta , nossos filhos já estão de banho tomado e com os temas escolares feitos.
A minha auxiliar do lar ,e definitivamente afetiva, se chama Marta. Quando minha filha teve seus dois filhos, ela se mudou, temporariamente para lá e criou ambos até a adolescência.
Em certa ocasião levei-a para realizar um procedimento cirúrgico ao qual deveria se submeter.
Depois levei-a para minha casa e preparei uma sopa de legumes para a janta e ela foi dormir. Só ao raiar do outro dia seu marido veio buscá-la para que permanecesse em repouso em seu próprio lar.
Éra a mim que Marta fazia confidências. Tomávamos, juntas, o café da manhã e o da tarde, antes que fosse para a casa. 
Eu desejaria que todas as auxiliares afetivas tivessem o merecido reconhecimento de suas patroas.
Minha tia Bebê, minha segunda mãe, aposentou Tina por apelido e Vicentina por sobrenome, após 45 anos de dedicação a sua família. E o fez sob protesto porque ela, quase cega, não queria entender porque minha tia havia contratado outra pessoa para desempenhar as tarefas que eram de sua competência. Minha tia argumentou com ela e tomou as providências necessárias para que se aposentasse. Mas completou esse valor, regiamente , para que não lhe faltassem os remédios que precisava tomar e nem o sustento básico. E até o final da vida de Tina, a cada dia 5 do mês ,tia Bebê ia levar a complementação da aposentadoria e passar uma parte da tarde com ela. Levava uma cuca e uns biscoitos e tomava um café com ela.
Minha mãe também teve uma excelente auxiliar afetiva, Sovina por apelido e Etelvina por nome. Era uma baiana de dotes culinários preciosos e , mais que isso, companheira nas brincadeiras. Ela e eu fazíamos roupas para minhas bonecas  para podermos brincar de desfile. Sovina me levava ao pátio da casa, antes de sua hora de sair .E ficava brincando comigo e meus gatos de estimação que eram em grande número.
Todas essas lembranças me levam ao desejo de fazer uma pequena homenagem às auxiliares afetivas e dedicar esse trabalho a elas, com a esperança de ver, por parte de seus patrões, o reconhecimento por tantos trabalhos prestados e tanta dedicação levada a termo, dia a dia, a qualquer tempo.
Então dedico esse texto também  a  Ana, Vera, Irene, Marlene, Lourdes, Diles, entre outras auxiliares que me prestaram inestimáveis serviços.
Sem elas, eu não poderia lecionar por tantos anos e me aposentar com duas promoções . Essas me foram conferidas por merecimento :  por trabalhos prestados à Educação e por não ter faltado ao serviço, sem que estivesse de licença maternidade. 
Mas não estou esquecendo de minha auxiliar afetiva ,Marta, que me enterneceu quando, uma tarde dessas se chegou a mim e perguntou;
-Dona Katia, quem vai cuidar da senhora na velhice? 
-Báh! Marta, nem pensei nisso ainda.
-Mas eu já pensei...
-Sim?
-Eu faço questão de lhe cuidar.
-Mas e as casas de geriatria, Marta?
-Nem pense nisso!
-Mas, pode ser muito trabalhoso e podes estar cansada,Marta!
-Vou estar com a senhora do mesmo modo que sempre esteve ao meu lado, D.Katia, e aperte forte minha mão entre as suas para que eu saiba que está se despedindo...


KATIA
Email:k.treen2@hotmail.com




2 comentários: