Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 15 de abril de 2012

UMA CASA ESPECIAL

                     A CASA DE MINHA AVÓ


Cante toda a bicharada
Cante o galo com displicência
Cante a choca e a pintalhada
E brilhe o sol de minha querência


Nessa minha cantoria
Vou á família louvar
Com rima , com euforia
Quero vovó homenagear


Cresci junto a meus parentes
Na casa de minha avó
Quando criança ou adolescente
Corria artrás da carijó


Grande como um hotel
Era parada obrigatória
Ambrosia, pudim, bolo de mel
Fizeram parte dessa história

Nas férias era a reunião
Vínhamos de todos os cantos
Vovó ficava de prontidão
E nos envolvia com o acalanto

Tínhamos toda a regalia
A  mesa era bem servida
Vovó só exigia disciplina
Com voz firme e decidida

Meus primos adultos-boêmios-
Vovó acordava para refeição
Ela era nosso melhor prêmio
O sono ficava pra depois

Da estãncia vinha a costela
Da chácara, doces em conservas
Na mesa a carne de panela
Exalava o perfume das ervas

Vinham guascas de campanha
E da serra, bem ligeiro
Vinham sem fazer manha
Atraídos pelo cheiro

Vovô era privilegiado
Sempre digno de atenções
Seu lugar à mesa era sagrado
E  a pimenta era parte das refeições

A casa era abençoada
Acolheu quem nela se alojou
Vovó sempre foi amada
Ninguém a decepcionou

Visitei-a quando enviuvou
E ela se pôs a chorar
Ao ver-me de vovô recordou:
- Fazíamos serão para conversar

Morreu pelos filhos cercada
Nem precisou solicitar
Na cadeira de balanço sentada
Ficava com o rosário a dedilhar

A casa tinha seus encantos:
Um porão, um fogão à lenha
O lampeão, a clarabóia e tantos
Outros mistérios a dizer: venha

Fomos, vovó, sua sentinela
Foste nosso chão, nossa alegria
Hoje quando te acendo uma vela
Procuro sorrir como me sorrias

KATIA
Email:k.treen2@hotmail.com





































Um comentário: