Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

domingo, 15 de abril de 2012

TREM DE FERRO!

            SAUDADES DO TREM DE FERRO

Minhas férias foram felizes
Em Santana do Livramento
O trem de ferro deixou raízes
Era o mais puro encantamento

Saíamos , meu mano e eu
De Porto Alegre,ainda crianças
No trem de ferro que envelheceu
Depositávamos mil esperanças

Gení, companheira de férias
Embarcava sem largar a mão
De sangue bom nas artérias
A pedido, cumpria sua missão

Tia Gení: dá um gole da garrafinha?
Ela dizia: é xarope e tem catinga
Mais tarde descobri que continha
Uma porção caprichada de pinga

Figuras bizarras no trem:
-Um homem suado e outro descalço-
Turistas de pouco vintém
Compravam perfume falso

O mascate e os cortes de tecido
Os ciganos-cores em profusão-
O gaúcho tipicamente vestido
Eram motivo de nossa atenção

Um trem ia , outro voltava
Passavam do lado, velozmente
O sorriso e o aceno afloravam
Entre as crianças, inocentes

Na paisagem a pobreza
Meninos e meninas risonhos
Olhavam o trem e a natureza
-Só embarcariam em sonhos

Certa vez vindo da fronteira
Trouxe algumas peças de cristal
Contrabandeadas de Rivera
Para minha tia ,aqui da capital

Com receio ,não virei a mesa
Enrolei as peças no cobertor
Vi o fiscal e fiquei surpresa
À bagagem não deu nenhum valor

Vovó lembrava das crianças:
 -Galinha com farofa nas viagens-
Voltávamos com nossas lembranças
Trazendo novas roupagens

Hoje lembro o trem dos verdes anos
Sendo entre todos o mais amado
O trem de ferro de nome minuano
Porque embarcou meu primeiro namorado

KATIA
Email: k.treen2@hotmail.com





































Um comentário: