Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 30 de abril de 2012

UMA CENA FAMILIAR


                           MEU PAI!
 Papai era uma pessoa iluminada ,feliz, de bom coração e a melhor e mais paciente pessoa que conheci.
Meu  avô costumava dizer a mamãe que gostava dele como se fosse um de seus filhos.
Papai tinha o hábito de não discutir com mamãe. Ela era temperamental, firme em suas opiniões e pouco flexível, embora de excelentes princípios. Papai sabia como lidar com ela e preservava o bom relacionamento familiar.
Certa ocasião pediu que eu fosse procurá-lo em seu trabalho. Ele trabalhava no Banco do Brasil, junto á gerência. Chegando lá papai foi ao meu encontro, levou-me até sua sala, ofereceu-me um cafezinho, perguntou sobre meus alunos e aguardou que o ambiente estivesse em perfeita calma e então falou:
-Minha filha, está sem saber porque a chamei?
-Sim, meu pai.
-Chamei para pedir um favor:
-Fale, papai.
-A mãe reclamou que você discutiu com ela.
-Meu pai, eu queria estudar na casa de minha colega
-Sim, mas ela prefere que você convide sua colega para vir a nossa casa.
-Mas pai, um dia ou outro, vou brigar pelo mesmo motivo e nem entendo essa atitude de mamãe.
-Sim filha, mas evite incomodar sua mãe.
-Mas pai, faço as reinvindicações por mim e por meu irmão.
-Sim filha, mas evite o atrito.
-Papai, nem sempre é possível não entrar em atrito e , além disso, mamãe precisa me dar liberdade.
-Mas aí, minha filha, eu perco a minha.
-Como papai?
-Simples, enquanto você se beneficia  dessa liberdade eu tenho a minha cerciada.
-Explique-se, meu pai.
-É que depois do trabalho necessito de sossego.
-Sim, mas o que quer dizer com isso?
-Quero dizer que a mãe não me deixa dormir porque fica falando em meus ouvidos e contando essas teimas do dia a dia.
-Mas pai, as vezes. não posso evitar.
-Sim, mas lembre-se de que você pode se deitar e dormir e eu fico me revirando de um lado para outro, sem pegar no sono. E a mãe até me acorda porque fica nervosa e quer argumentar mais e mais sobre a teimosia.
-Mas papai, como quer que eu resolva isso?
-Você não precisa discutir, mas faça o que tiver que ser feito, com responsabiliade.
-É  mas  depois...
-Aí quando eu chegar em casa, nos reuniremos ao redor da mesa da sala de jantar para votar.
-Votar ,papai?
-Sim, eu , seu irmão e você vamos formar a mesma opinião e a mãe vai ter que aceitar nossa idéia porque se nos unirmos a votação vai ser 3 a 1.
-E se mamãe aceitar, no momento, e depois ficar magoada?
-Filha, até lá,já terei imaginado outra estratégia.
-Como assim? qual seria a alternativa?
-Fácil , minha filha: faça qualquer coisa, sem contrariá-la
E assim dizendo contou-me o seguinte:
Um dia desses, a mãe reclamou da fumaça nas cortinas da sala, enquanto eu estava fumando.
-Antônio, acabei de lavar e pendurar as cortinas e vão ficar com cheiro de cigarro?
-Não, Eulália, pode ficar tranquila.
E assim dizendo, filha, eu fui buscar um banquinho da cozinha e o coloquei na área dos fundos, me acomodei, junto a brisa da tarde, fumei meu cigarro na mais santa paz do Senhor.
-Está bem,  papai, entendi o recado.
Dizendo isso, dei um beijo em meu pai e voltei para casa pensando em sua admirável postura, seu bom humor e sabedoria.
Hoje vivo com a certeza de que papai fez o melhor pela família.
E, principalmente, por minha mãe.
KATIA
Email:k.treen2@hotmail.com
-

Um comentário: