Aquarela de poesias

Aquarela de poesias
Poesias para você

segunda-feira, 23 de abril de 2012

HISTÓRIA !

                      HISTÓRIA MUDA!

Numa noite linda de Primavera, eu e meu amigo, fomos a um restaurante colocar os assuntos em dia, ouvir música e jantar com mais requinte. Logo escolhemos uma mesa e nos acomodamos. Um casal ocupou a mesa ao lado.
Ela estava toda arrumada, com um colar de pérolas que combinava com o anel e os cabelos brancos muito bem penteados.
Ele, mais simples, no vestir, estava sério
Era um casal maduro e parecia igual a tantos outros que conhecemos.
Ele não demorou a se servir e voltou com o prato cheio.Ela , foi depois dele e voltou com o prato levemente servido, preferindo legumes e carne magra.
A dama, já com idade avançada, fez sua refeição ,rapidamente, e ficou o resto do tempo calada, observando o salão, as pessoas a sua volta e fixando um ponto, ao longe, com olhar perdido.
E durante 60 minutos sua voz não foi ouvida.
Ele parecia não se importar com isso e se detinha a apreciar as iguarias e degustar os alimentos.
Na verdade,nenhum deles estava preocupado em dar atenção ao outro.
Eu observava a reação de cada um deles, olhando discretamente a cena. Mas ao contrário desse casal, eu e meu amigo, estávamos sentindo a energia do ambiente e trocando idéias.
Em dado momento a dama olhou bem para o seu marido e apenas pronunciou, depois de 60 minutos,essas palavras:
-Já estás pronto?
-Sim.
-Então trata de pedir a conta.
-Espera, falta o cafezinho
-Nada de esperar, estou cansada  de ficar aqui sentada, na mesma posição.
E assim dizendo, a dama se levantou da cadeira ,atravessou o salão e foi para a porta de saída.
O homem ,aturdido, levantou a seguir e fez sinal ao garçom que trouxesse a nota. Pagou a conta, não bebeu seu café e foi procurar pela mulher.
Fiquei observando, do início ao fim, surpresa e intrigada, com o fato de ter presenciado  essa história muda mas complexa em sua análise.
Então perguntei a mim mesma:
-Para que ficar junto e compartilhar essa estúpida mudez?
-Como não pensar em vidas separadas e mais produtivas?
-Por que aceitar essa acomodação?
-E quantos anos essa situação iria perdurar?
-Como conviver com tamanha pobreza de espírito?
Certamente, não tenho todas as respostas.
Só tenho a constatação desse momento impressionante, num domingo à noite ,num restaurante de classe A ,onde o ambiente propiciava um agradável encontro e jamais uma'' tomada'' de cinema mudo.
Fiquei a pensar sobre o fato:
-Quantas almas mudas devem transitar por esse mundo, morrendo dia a dia, em seus sentimentos, muito antes da morte do corpo?
-Como alguém pode abrir mão de si mesmo para vagar sem rumo?
-E ainda se contentar em ver o tempo passar sem dar o passo decisivo que só a ele compete, para buscar um breve instante de felicidade?
Talvez a mudez contínua tenha levado aquele casal a perder a própria lucidez.

KATIA

Email>k.treen2@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário